Sobre como uma Kombi furgão está se transformando num camping móvel. E outras curiosidades sobre Kombis.

segunda-feira, outubro 31, 2005

Um pouquinho de história

A história da Kombi é quase tão antiga quando a do automóvel. Daria um livro. Ou até um blog. Segue um pedaço dessa história, em trecho do jornal Estado de Minas de 26/5/2001, publicado na seção Nostalgia do caderno Veículos e assinado pela repórter Aline Figueiredo.

“Em 1957,a Volkswagen do Brasil começou a produzir no País seu primeiro veículo, a Kombi. O nome,em alemão, é derivado de 'combinado', ou seja, veículo que combina transporte de passageiros e carga. Em 1967, a VW começou a modernizar seus veículos, trocando o motor de 1.200 cm³ de cilindrada, por um de 1.500 cm³, com 52 cv a 4.600 rpm. A maior potência permitiu ampliar a capacidade de carga da Kombi para 970 kg. A suspensão foi reforçada para carregar o maior peso. Os pneus ficaram mais largos e foram adotados banco individual para o motorista, com várias regulagens, e limpador de pára-brisas de duas velocidades. Nessa época, a VW também introduziu a versão picape da Kombi, equipada com carroçaria de aço. Em 1976,a Kombi teve a frente modificada e começou a produção do modelo que é praticamente o mesmo vendido até hoje.”

Depois teremos mais pedaços da história da Kombi.

De onde vem a inspiração

Pesquisa pela rede atrás de projetos de conversão de kombis em campers me mostrou que as possibilidades são mesmo muitas. E, pelo visto, a Austrália parece ser mesmo o paraíso desse tipo de veículo adaptado. Um site bem legal que mostra algumas kombis modificadas é o Aussie Kombi Campers.

O site mostra várias fotos de modelos modificadas, tanto das kombis antigas, do modelo arredondado que até hoje é fabricado no Brasil (e apenas no Brasil) quanto do modelo mais recente da van, que existe na Europa e na Austrália. O novo carro é diferente, mas o espaço interno parece ser o mesmo, principalmente com o motor traseiro, o que nos leva a crer que as adaptações lá mostradas podem ser feitas por aqui.

Um projeto interessante mostrado no site e que merece ser avaliado é o do banco que se transforma em cama de casal. Essa é uma adaptação que vai ter de ser feita de qualquer maneira, pois permite que o espaço da caçamba seja muito bem aproveitado. Enquanto banco, pode levar dois passageiros durante a viagem. E, no acampamento, vira uma cama de casal para acomodar muito bem duas pessoas.

Duas pessoas é, aliás, a capacidade da Kombi durante o acampamento, apesar de o projeto, na minha cabeça, comportar até cinco pessoas durante a viagem (três nos bancos da frente e duas no sofá-cama do fundão. Basta apenas conseguir adaptar tudo dentro do espaço que ela oferece.

Esse espaço, do qual poderemos abusar durante a transformação, foi recém-medido e o resultado é o seguinte: 1,55m de largura; 1,78m de comprimento do encosto dos bancos até o compartimento do motor; 84cm de comprimento na parte mais alta sobre o motor e 1,38m de altura.

Outro site bom para se visitar é o inglês Munich Kampers. As Kombis, tanto das antigas quanto das novas, serão boas fontes de inspiração para o nosso trabalho. Detalhe curioso é que as kombis inglesas, assim como as australianas, têm o volante do lado direito.

Início da Tranformação

Parte do que eu estou planejando há alguns meses começou a sair do papel ontem. Não deu para eu ir a Belo Horizonte, mas meu pai foi até a feira de veículos usados do Mineirão atrás de uma Kombi e voltou pra Divinópolis com a notícia de que encontrou uma perfeita.

É uma modelo Furgão 96. Como todo furgão, tem apenas os bancos da frente. Atrás, tem espaço livre pra gente poder exercitar nossa criatividade e bolar um jeito de fazer tudo caber.

O que não parece ser tão difícil assim. É só procurar pela internet e ver a quantidade dessas vans adaptadas que existem. Pelo que vi no Google, são muitos os tipos, de todos os tamanhos e com todo tipo de adaptação.

Tem muita coisa legal. Parece que esse tipo de carro adaptado é muito comum na Austrália e na Nova Zelândia. Pelo menos tem um monte de sites de aluguel de camper vans por aqueles lados de lá. Na Europa também tem alguns.

Agora vamos esperar ela chegar aqui em casa para medir tudo e começar a fazer os primeiros croquis. A planta provavelmente vai ser copiada de uma das que já tem pela rede. É esperar para ver.