Sobre como uma Kombi furgão está se transformando num camping móvel. E outras curiosidades sobre Kombis.

segunda-feira, outubro 31, 2005

Um pouquinho de história

A história da Kombi é quase tão antiga quando a do automóvel. Daria um livro. Ou até um blog. Segue um pedaço dessa história, em trecho do jornal Estado de Minas de 26/5/2001, publicado na seção Nostalgia do caderno Veículos e assinado pela repórter Aline Figueiredo.

“Em 1957,a Volkswagen do Brasil começou a produzir no País seu primeiro veículo, a Kombi. O nome,em alemão, é derivado de 'combinado', ou seja, veículo que combina transporte de passageiros e carga. Em 1967, a VW começou a modernizar seus veículos, trocando o motor de 1.200 cm³ de cilindrada, por um de 1.500 cm³, com 52 cv a 4.600 rpm. A maior potência permitiu ampliar a capacidade de carga da Kombi para 970 kg. A suspensão foi reforçada para carregar o maior peso. Os pneus ficaram mais largos e foram adotados banco individual para o motorista, com várias regulagens, e limpador de pára-brisas de duas velocidades. Nessa época, a VW também introduziu a versão picape da Kombi, equipada com carroçaria de aço. Em 1976,a Kombi teve a frente modificada e começou a produção do modelo que é praticamente o mesmo vendido até hoje.”

Depois teremos mais pedaços da história da Kombi.