Sobre como uma Kombi furgão está se transformando num camping móvel. E outras curiosidades sobre Kombis.

segunda-feira, outubro 31, 2005

De onde vem a inspiração

Pesquisa pela rede atrás de projetos de conversão de kombis em campers me mostrou que as possibilidades são mesmo muitas. E, pelo visto, a Austrália parece ser mesmo o paraíso desse tipo de veículo adaptado. Um site bem legal que mostra algumas kombis modificadas é o Aussie Kombi Campers.

O site mostra várias fotos de modelos modificadas, tanto das kombis antigas, do modelo arredondado que até hoje é fabricado no Brasil (e apenas no Brasil) quanto do modelo mais recente da van, que existe na Europa e na Austrália. O novo carro é diferente, mas o espaço interno parece ser o mesmo, principalmente com o motor traseiro, o que nos leva a crer que as adaptações lá mostradas podem ser feitas por aqui.

Um projeto interessante mostrado no site e que merece ser avaliado é o do banco que se transforma em cama de casal. Essa é uma adaptação que vai ter de ser feita de qualquer maneira, pois permite que o espaço da caçamba seja muito bem aproveitado. Enquanto banco, pode levar dois passageiros durante a viagem. E, no acampamento, vira uma cama de casal para acomodar muito bem duas pessoas.

Duas pessoas é, aliás, a capacidade da Kombi durante o acampamento, apesar de o projeto, na minha cabeça, comportar até cinco pessoas durante a viagem (três nos bancos da frente e duas no sofá-cama do fundão. Basta apenas conseguir adaptar tudo dentro do espaço que ela oferece.

Esse espaço, do qual poderemos abusar durante a transformação, foi recém-medido e o resultado é o seguinte: 1,55m de largura; 1,78m de comprimento do encosto dos bancos até o compartimento do motor; 84cm de comprimento na parte mais alta sobre o motor e 1,38m de altura.

Outro site bom para se visitar é o inglês Munich Kampers. As Kombis, tanto das antigas quanto das novas, serão boas fontes de inspiração para o nosso trabalho. Detalhe curioso é que as kombis inglesas, assim como as australianas, têm o volante do lado direito.