Sobre como uma Kombi furgão está se transformando num camping móvel. E outras curiosidades sobre Kombis.

quarta-feira, novembro 16, 2005

Boa leitura

A edição número 8 da revista Fusca & Cia (On Line Editora; R$ 9,90) traz boa reportagem sobre o fim da fabricação da Kombi com motor refrigerado a ar. A matéria mostra a história da Kombi e as atualizações do modelo no Brasil e no mundo. O motivo de relembrar a evolução da cinqüentenária van da Volkswagen é que o tradicional motor refrigerado a ar deixa de equipar o modelo no fim do ano, dando lugar ao motor 1.4 a gasolina refrigerada a água da linha Fox de exportação.

Pelo que consta dos meus conhecimentos kombísticos, só o Brasil ainda produz Kombi. A produção de modelos de projetos antigos é típica de países em desenvolvimento, como Brasil, México, Índia e outros países da Ásia, América Latina e África. Obviamente que isso é fruto do baixo poder aquisitivo da população. As atualizações da Kombi no exterior a remodelaram completamente e, antes de sair de linha lá fora, ela nada tinha a ver com o carro que resiste em ser vendido no Brasil atualmente.

Não é porque o projeto de um carro é antigo que necessariamente ele seja ruim. Outros exemplos que resistem ao tempo no Brasil são o Fiat Uno e o Volkswagen Gol, que já deixaram de ser produzidos há vários anos na Europa. Mesmo assim, eles continuam sendo vendidos como água pelos lados de cá do oceano, sobretudo por causa do preço.

Com a Kombi, acontece exatamente a mesma coisa. O preço baixo é o principal (talvez o único) atrativo. Para muitos, ele não é suficiente. Tem muita gente que não gosta do "pão de forma" da VW e faz cara feia para ela no trânsito. Exemplo é o Boris Feldman, que depois de ficar sabendo que comprei uma Kombi me proibiu de falar que fui repórter dele por mais de dois anos.

Bom, a proibição foi burlada. E muita gente vai ter que continuar engolindo a Kombi por aí.

1 Comments:

Blogger Leo Leans said...

Adorei a palavra já encorporei ao meu vocabulário kkkk " conhecimentos kombísticos" muito boa!!!! parabéns pelo blog guri, to sonhando a mesma coisa pa mim :p ja ta favoritado aki e sempre pasarei pra ver oke há de novo. Abraço esucesso!

4:38 PM

 

Postar um comentário

<< Home